Google amplia acesso a aplicativo que ajuda crianças a aprenderem a ler

Atualmente as escolas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus e, pensando nisso, o Google decidiu ampliar o acesso ao aplicativo Read Along para mais de 180 países e em nove idiomas, entre eles o português, o espanhol e o inglês.

Sobre o aplicativo

Lançado na Índia em 2019, o Read Along é um aplicativo de leitura gratuito para Android que ajuda as crianças com cinco anos ou mais a se divertirem enquanto aprendem a ler. O app ouve as crianças lendo em voz alta e dá feedback orientando-as à medida que progridem. Funciona melhor para crianças que já possuem algum conhecimento básico do alfabeto.

Como funciona

O aplicativo tem uma amiga virtual chamada Diya que, enquanto a criança lê em voz alta, ela vai dando orientações e dicas, especialmente se ela perceber alguma dificuldade na criança, fazendo comentários positivos e negativos.

Ao abrir o aplicativo, é necessário selecionar o idioma que você quer as crianças leiam. Automaticamente a Diya já começa a falar em português (do Brasil, no caso) e pede para que os pais ou responsáveis leiam algumas informações importantes sobre o app.

Em seguida, é necessário permitir que o app grave áudio para que possa haver uma melhor interação entre a amiga virtual e os pequenos. Depois, só acessar as funções disponíveis no app, como jogos e histórias infantis. A cada leitura o aplicativo vai fornecendo prêmios virtuais às crianças.

Leia também: Spotify lança novo recurso que permite o controle de lista de reprodução por múltiplos usuários

Comentários estão fechados.