A Secretária do Estado de Saúde de Minas Gerais decretou que o estado passa por uma epidemia de Dengue e Chicungunya após registrar 9 mortes em diversas cidades, como Arceburgo, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Sarzedo, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves e Monte Belo.

De acordo com a SES, Minas Gerais registrou cerca de 7 mil casos de Dengue na última semana de Janeiro, 3 mil a mais que em 2023. Segundo o painel de monitoramento de dados, o estado já passa dos 42 mil casos confirmados e 73 óbitos em investigação.

Em Mariana, a prefeitura municipal vem realizando medidas de prevenção para evitar o aumento de casos na cidade com o atendimento dos Agentes de Combate às Endemias, que atuam diariamente em diversos pontos do município.

Nossos agentes de Endemias atuam diariamente no controle dos focos do mosquito na sede, e nos distritos. Ele é responsável por realizar o bloqueuio com pulverização, identificaão, tratamento e orientação. E o seu papel é essencial no controle, apenas com 10 minutos do dia para verificar a presença de possíveis focos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mariana

A Prefeitura divulgou na última sexta-feira (2), em um de seus canais oficiais, o aumento do número de casos na cidade até o dia 31 de Janeiro. Até a data, foram confirmados 310 casos de Dengue na Primaz de Minas, dos quais 278 foram casos autóctones, ou seja, ocorridos dentro do município. Os demais, foram casos de outro município importados para a cidade.

Como combater a proliferação do Aedes aegypti?

Existem algumas medidas que podem ser eficazes no combate à Dengue, de acordo com o Ministério da Saúde, como por exemplo:

. Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão.
. Remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos
. Vedação dos reservatórios e caixas de água;
. Desobstrução de calhas, lajes e ralos;
. Participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais os principais sintomas da Dengue?

O Ministério da Sáude ainda alerta sobre os principais sintomas da Dengue quando, em caso de surto, todo indivíduo que apresentar febre de início repentino, dor de cabeça, prostração, dores musculares, articulares ou dor atrás dos olhos, deverá procurar imediatamente um serviço de saúde.

No entanto, mesmo após o período febril deve-se ficar em alerta, com alguns sintomas, como a dor abdominal intensa e vômitos persistentes;

COMENTÁRIOS
Share.

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.