Nada como começar o dia matando uma caixa de cereja

0 comment

Sem dúvidas, aquela cereja em calda bem vermelhinha usada como decoração em doces, bolos e drinks é responsável por chamar bastante atenção e fazer brilhar os olhos de muita gente. Essa cereja em calda é também conhecida como cereja marrasquino, cujo nome vem da cereja marasca da Croácia e o licor feito com elas. No processo de produção do licor, as cerejas eram amassadas e adoçadas, assim, as cerejas inteiras e preservadas durante o processamento eram chamadas de “cerejas marrasquino” sendo consumidas antigamente apenas pela nobreza, como um item de luxo na culinária real.

A cereja é uma fruta sazonal, ou seja, só pode ser encontrada em algumas épocas do ano, por isso, com o objetivo de baratear o custo de doces que levam cereja na decoração, é comum que se encontre opções “fake”, como é o caso da conhecida como “chuchureja”, que se trata de bolinhas de chuchu embebidas com xarope, açúcar e corante. Como o chuchu é um legume versátil, sem muito sabor e com uma textura muito parecida com a da cereja original, ao mergulhar bolinhas de chuchu na calda açucarada, elas podem facilmente se passar pela fruta original, com a vantagem de ser muito mais acessível financeiramente do que a cereja.

Nada como começar o dia matando uma caixa de cereja
Imagem ilustrativa

Porém, nem todas as cerejas em calda são feitas de chuchu. É necessário analisar atentamente os rótulos do produto a ser comprado, a fim de evitar pagar por um produto diferente do desejado.  O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor diz que vender um produto informando outra coisa é crime, então, algumas marcas podem chamar a cereja fake em suas embalagens de “enfeite para confeitaria sabor cereja” ou “confeito sabor cereja.”

Para evitar equívocos, olhe sempre o rótulo e confira exatamente quais são os ingredientes que estão dentro da embalagem. Outra forma de detectar qual a composição do produto é ao analisar o formato, pois, cerejas de verdade são irregulares, caso a bolinha seja perfeitamente redonda há grandes chances de ser chuchu, além disso, a cereja original deve pelo menos um buraco onde antes ficava o caroço; caso seja uma esfera fechada, provavelmente trata-se de chuchu em calda.

Todos os dias surgem no mercado novos produtos do setor alimentício, alguns melhorados, outros apenas para baratear os custos de produção. Portanto, nós, enquanto consumidores precisamos estar sempre atentos, a fim de saber exatamente o que estamos comprando e se o preço condiz com a qualidade.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS