Menu

Ouro Preto deve recuar e carnaval em 2022 pode ser cancelado

Por causa da Covid, além do cancelamento do carnaval, também não deve acontecer festa de Réveillon na cidade
02/12/2021 às 12:45
Tempo de leitura
4 min
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

Após o prefeito Angelo Oswaldo (PV) e a secretária de Turismo Margareth Monteiro anunciarem o retorno do carnaval presencial em Ouro Preto no início de novembro, o secretário de Governo Felipe Guerra afirmou no final do último mês que a decisão seria tomada em janeiro pela Secretaria de Saúde. No entanto, com o surgimento de novos casos do novo coronavírus na cidade, a pasta da Saúde, por meio do Comitê Covid-19, deverá emitir um parecer desfavorável à realização do evento ainda dezembro, entre esta e a próxima semana.

Conforme consta no Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto, 18 casos de Covid-19 surgiram apenas nesta semana e a taxa de ocupação de leitos aumentou em 10% em uma semana (de 25% foi para 35%). Analisando todo o mês de novembro, foram 141 novos casos do novo coronavírus confirmados na cidade, dando em uma média de 4,6 confirmações por dia. Só na última semana, entre os dias 22 e 27 de novembro, 70 novos casos de Covid-19 foram confirmados no município. O Mais Minas apurou ainda que o Município registrou um surto de infecções nos distritos, chegando a 60 pessoas infectadas com a doença.

Portanto, além do cancelamento do carnaval, também não haverá a realização do réveillon em Ouro Preto. O prefeito da cidade está em uma viagem para Portugal no momento e é esperado o seu retorno na próxima terça-feira, 7 de dezembro. Assim, Angelo Oswaldo se reunirá com o seu secretariado para definir uma posição sobre a realização do evento ou não.

Quanto ao carnaval privado, organizado pela liga que realiza os blocos do Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado, a situação ainda está indefinida. Apesar de atrações já estarem confirmadas, como Dennis DJ, Léo Santana e Pedro Sampaio, e vários ingressos já terem sido vendidos, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) já recusou ceder seus espaços para a realização das festas, portanto, as festas privadas ainda não têm local para acontecerem.

Ouro Preto se encontra atualmente na Onda Verde do programa Minas Consciente e, conforme consta no Decreto Municipal n° 6.194, os eventos ao ar livre não têm limite de capacidade de pessoas, enquanto em ambiente fechado deve-se ter 50% da capacidade. Todos os eventos deverão ter duração máxima de 12 horas e seguir protocolos sanitários, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, conforme decretou o prefeito Angelo Oswaldo.

Além das aglomerações e o avanço no número de casos de Covid-19, outro fator que preocupa o surgimento da variante ômicron, que começou a contaminar várias pessoas na Europa e já chegou no Brasil, tendo um caso suspeito de uma pessoa africana em Belo Horizonte.

Reunião das cidades históricas

No próximo dia 10, ocorrerá na Casa da Ópera, em Ouro Preto, a reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, para discutir diversas pautas, incluindo a realização do carnaval em 2022. Entre os municípios que irão participar da reunião, estão Congonhas, Itabirito e Ouro Branco que ainda não definiram se haverá o evento carnavalesco no ano que vem. Mariana também estará presente. Até então, haverá carnaval na Primaz de Minas Gerais. A reunião terá início às 8h e tem a previsão para terminar às 12h.

Situação da Covid-19 em Ouro Preto

Conforme consta no Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto nessa quarta-feira, 1º de dezembro, cinco novos casos de Covid-19 foram confirmados em 24h, totalizando em 6.603 casos, sendo 6.498 recuperados, 132 óbitos, sete pacientes positivados internados na cidade (apenas três ouro-pretanos) e 35% da taxa de ocupação dos leitos ocupados.

O “vacinômetro” da Secretaria de Estado de Saúde aponta 70.402 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose em Ouro Preto, 65.542 com a segunda, 3.817 com dose única e 6.772 ouro-pretanos receberam a dose de reforço. Portanto, 93% da população ouro-pretana está parcialmente imunizada contra o vírus e 87,7% recebeu a imunização completa.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:23