Nutrição mil grau

por Franciele Santana

É um consenso que nos últimos dias todos estão sofrendo com o aumento da temperatura, o que gera uma maior preocupação também com a qualidade da alimentação nesse período de demasiado calor.

Nutrição mil grau
Imagem ilustrativa

Com o tempo quente os alimentos se aquecem muito mais rapidamente e, com isso, sua velocidade de deterioração se acelera. Desse modo, o ideal é consumi-los logo após o preparo. Caso haja sobra de alimentos em alguma refeição, eles devem ser guardados sob refrigeração e, antes de serem consumidos novamente, devem ser totalmente reaquecidos. Quando se notar alguma mudança no aspecto ou odor do alimento este deve ser descartado.

É importante que alimentos muito manipulados e molhos condimentados, como maionese, sejam evitados, pois quando muito aquecidos pode ocorrer proliferação de bactérias causadoras de diarreia, mal-estar e vômito.

+ Pare de contar calorias!

Outro fator importante para ser considerado é que a dieta deve ser, preferencialmente, balanceada e leve, pois nesse tipo de clima o nosso corpo não perde tanto calor para o ambiente, e isso faz com que o gasto calórico diminua. Dessa forma, precisamos ingerir menos calorias nessa época do ano, porém o consumo de água se torna ainda mais importante, visto que o organismo perde muito líquido para controlar a temperatura.

Sabe-se que quando consumimos alimentos muito calóricos ou gordurosos, ou mesmo quando exageramos nas quantidades, o sistema digestivo necessita de maior quantidade de sangue, o que diminuiu o volume de sangue disponível para o cérebro, causando sonolência, que tem maior intensidade no calor.

Portanto, é importante priorizar alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carnes magras, que fornecem os nutrientes necessários sem exagerar nas calorias. Pois aderir a uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples, é de suma importância para que estejamos alertas e bem-dispostos durante o dia, além de evitar possíveis desconfortos.

Leia também: