Take a fresh look at your lifestyle.

A saúde é carreada pela água

Hoje, dia 22 de março, comemoramos o dia mundial da água. A água é importante para o desempenho de diversas funções do corpo humano, dentre elas a digestão, absorção e transporte de nutrientes para as células do nosso corpo.

 No corpo humano ocorre perdas hídricas na transpiração, urina, fezes e saliva, por isso é importante que se tenha uma boa ingestão de água para repor o que é naturalmente perdido e assim evitar que ocorra desidratação. Para cada quilo de peso recomenda-se a ingestão de 35mL de água diariamente, resultando numa média de 2L de água por dia. Pode-se reconhecer se a ingestão hídrica está adequada apenas observando a coloração da urina; quando esta possui cor clara indica que a ingestão hídrica está adequada, do mesmo modo, quando a urina apresenta-se com coloração escura significa que está muito concentrada e que é preciso aumentar o consumo de água.

Dicas para que você não deixe de tomar água:

  • Coloque despertador para lembrar-se de ingerir pequenas quantidades de água em períodos estipulados, de preferência longe das grandes refeições como almoço e jantar.
  • Tenha garrafinhas com água em locais visíveis, o quanto mais próximo possível dos locais onde você desenvolve suas atividades durante o dia.
  • Se preferir confira sabor à água com a adição, por exemplo, de folhas de hortelã ou frutas como laranja, limão, abacaxi, maçã, de acordo com sua escolha.

A água é essencial para a vida, além de consumi-la na quantidade recomendada é importante também que se atente para sua qualidade, verificando se a água que chega até você é tratada e está livre de contaminações biológicas e/ou químicas e lembrando sempre de submetê-la ao processo de filtragem antes da ingestão.

A falta de água é extremamente prejudicial ao nosso organismo, possibilitando a ocorrência de diversas doenças, visto que além da ingestão a água é também necessária à higienização e cocção de alimentos, higiene pessoal e de utensílios, etc., por isso é indispensável que se faça um consumo consciente, utilizando este bem natural com cautela, de modo a evitar desperdícios, prevenindo a escassez e garantindo sua disponibilidade em abundância.

Close