Menu

A tendência da água alcalina

31/03/2022 às 23:49
Tempo de leitura
2 min

Nos últimos anos a água alcalina vem ganhando destaque, sendo adotada por muitos devido às promessas de atuar como antioxidante, prevenir o câncer, auxiliar no emagrecimento, controlar hormônios, etc.

Cada componente no nosso corpo tem um pH próprio. O pH dos nossos intestinos é normalmente em torno de 6, o que é considerado ácido, já o estômago é considerado muito ácido, com um pH entre 1,5 e 3,5. O pH do sangue deve estar dentro de 7,35 e 7,45, sendo considerado um pH ligeiramente alcalino. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o pH da água deve estar na faixa de 6,0 a 9,5 para que esta seja considerada propícia ao consumo; abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida, tornando-se imprópria à ingestão, podendo causar problemas de saúde.

Uma água alcalina é aquela que tem o pH acima de 7. A diferença entre a água alcalina e a comum, é que ela é composta principalmente por minerais mais básicos: cálcio, magnésio e ferro; no entanto, não existem estudos suficientes que comprovem que a água alcalina traz melhorias para seu corpo.

Nosso corpo tem mecanismos suficientes para controlar o pH e manter tudo dentro do normal, dessa forma, quando o indivíduo consome muita coisa, seja alcalina ou ácida, o corpo regula o pH para o padrão normal presente no sangue. Portanto, não há eficácia comprovada de que ao tomar água alcalina ela será a responsável por equilibrar o pH do organismo para deixá-lo mais protegido contra doenças.

Pode-se afirmar que tanto a água que é muito ácida quanto a muito alcalina não trazem melhorias para nosso corpo, o segredo é manter o pH em equilíbrio. O mais importante a se preocupar é com a garantia de se consumir uma água de qualidade, de fontes confiáveis e com riscos mínimos de contaminação.