Sirene toca e barragem da Vale em Barão de Cocais é elevada para nível de pré-rompimento

Publicado: última atualização em 0 comment

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Barão de Cocais confirmou que, por orientação da ANM – Agência Nacional de Mineração, elevou o nível de alerta da Barragem do Gongo Soco para 3. O comunicado diz ainda que as sirenes da barragem foram acionadas seguindo o protocolo, mas não há sinais de rompimento.

Confira a íntegra da nota publicada na página oficial da Prefeitura de Cocais há cerca de 01 hora:

Comunicado da Prefeitura de Barão de Cocais

A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque das sirenes do Gongo, seguindo o protocolo, mas sem sinais de rompimento.

A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.

Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária.

Nas redes sociais, moradores da cidade, relatam pânico, tumulto e comunicado da polícia local pedindo para que todos fiquem em alerta.

Nota da Vale sobre barragem em Barão de Cocais

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS