Menu

Sirene toca e barragem da Vale em Barão de Cocais é elevada para nível de pré-rompimento

23/03/2019 às 00:33
Tempo de leitura
2 min

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Barão de Cocais confirmou que, por orientação da ANM – Agência Nacional de Mineração, elevou o nível de alerta da Barragem do Gongo Soco para 3. O comunicado diz ainda que as sirenes da barragem foram acionadas seguindo o protocolo, mas não há sinais de rompimento.

Confira a íntegra da nota publicada na página oficial da Prefeitura de Cocais há cerca de 01 hora:

Comunicado da Prefeitura de Barão de Cocais

A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque das sirenes do Gongo, seguindo o protocolo, mas sem sinais de rompimento.

A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.

Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária.

Nas redes sociais, moradores da cidade, relatam pânico, tumulto e comunicado da polícia local pedindo para que todos fiquem em alerta.

Nota da Vale sobre barragem em Barão de Cocais

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:46