Menu

Cadê o vapor?

05/08/2020 às 08:00
Tempo de leitura
3 min

Dentre as opções de métodos de cocção existem características específicas que servem de parâmetro no processo de escolha, sendo que é de considerável importância saber o quão saudável cada um é. 

O cozimento a vapor é considerado o mais saudável, pois esse método além de preservar a cor dos alimentos e conferir uma consistência agradável, ainda evita a perda de nutrientes. 

Em todo cozimento ocorre perda de nutrientes, visto que a água utilizada no processo, ao evaporar leva consigo uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Desse modo, os nutrientes serão preservados quanto menor a quantidade de água que for utilizada, sendo assim, pode-se dizer que o cozimento a vapor é o método em que ocorre um desperdício menor, visto que a água do vapor passa pelo alimento, mas volta a cair sobre ele. 

O método do vapor é ideal para o cozimento de legumes mais macios, como brócolis ou mandioquinha, ou mesmo no preparo de carnes, tais como frango e peixes, podendo também ser utilizado para aquecer alimentos, como por exemplo as sobras da refeição do dia anterior.  

Dicas interessantes para preservar ainda mais as propriedades nutricionais dos alimentos consistem em: 

  •  cortar os alimentos em pedaços grandes, a fim de diminuir a área de contato com o vapor e desse modo diminuir as perdas de nutrientes;  
  • no caso específico dos legumes recomenda-se que estes sejam cozidos ainda com casca a fim de criar uma barreira para evitar as perdas.  
  • as preparações só devem ser temperadas após o processo de cocção, a fim de evitar que o sal retire a umidade do alimento.  
  • pode-se encontrar panelas específicas para o cozimento a vapor, no entanto, na falta delas pode-se improvisar um mecanismo utilizando uma panela simples com um escorredor de macarrão em inox ou alumínio. 

Incluir hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para melhorar a qualidade de vida, mas para que essa mudança seja sustentável é necessário que seja possível utilizar os recursos disponíveis, pois quando uma prática é onerosa, o prazer e o valor inerentes a ela se perdem, e consequentemente não se consegue desfrutar dos benefícios. 

COMENTÁRIOS