Menu

Como proteger sua Saúde Mental em tempos de Coronavírus?

23/03/2020 às 07:00
Tempo de leitura
3 min

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estamos num momento muito difícil, como nunca vivemos antes. Muito medo, pânico e incerteza quanto ao futuro tomam os nossos pensamentos e tem colocado muitas pessoas em sofrimento.

Como profissional de Psicologia gostaria de deixar aqui algumas dicas e orientações importantes para vocês cuidarem da Saúde Mental nestes dias, certo?

  • EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Deixar a TV ligada o dia todo ou ficar atualizando sites de notícias para muitos pode ser gatilho para Ansiedade. Ler as notícias uma ou duas vezes ao dia já basta para que você acompanhe tudo e mantenha-se muito bem informado. Priorize assistir filmes, séries ou programas que você goste.

Leia mais: Coronavírus: filmes para você assistir durante a quarentena (parte 2)

  • NÃO FIQUE SOZINHO

Ainda que estejamos cumprindo medidas de isolamento social, que são cruciais para frear a transmissão do vírus, temos um mundo de tecnologia a nosso favor. Converse com amigos e familiares de modo online, utilize telefone, áudios, chamadas por vídeo… mande mensagem para os amigos… interaja virtualmente e aproveite este momento para se conectar ainda mais com outras pessoas!

  • DISTRAIA-SE

Muitos de nós estão trabalhando de casa, mas no tempo livre, aproveite para ver um filme, série, ler ou fazer alguma atividade manual ou tarefa doméstica que estava pendente há mais tempo. Arrume o armário, separe sapatos e roupas que não quer, cuide das plantas, mude os móveis de lugar, dê uma limpeza caprichada na casa… Mantenha-se ocupado! A gente sempre tem alguma coisa para cuidar na nossa casa, não é mesmo?  😉

  • MANTENHA UMA ROTINA DE ATIVIDADE FÍSICA

Mesmo em casa é possível mexer o corpo. Atividade física ajuda (e muito) no relaxamento e redução do estresse. No Youtube tem vídeos com exercícios para todas as idades. (Atenção: não é para se exceder, especialmente se você não está adaptado. Sugestão para quem não é praticante: faça alongamentos suaves e aulas de Yoga para iniciantes – eu AMO!).

  • RACIONALIZE

Viu muitas notícias e bateu aquele medo? Racionalize! Páre por um minuto e avalie as circunstâncias reais: a maior parte dos casos são leves e o potencial de letalidade do COVID-19 é baixo. Concentre sua energia em fazer o que precisa ser feito e o que de fato, está em SUAS MÃOS: evite sair à rua sem necessidade, proteja idosos e doentes crônicos e mantenha as medidas de proteção indicadas pelas autoridades sanitárias. Fazendo a sua parte, siga sua rotina dentro do que é possível. E mais uma vez: bateu o medo? Volte uma casa atrás e Racionalize de novo!

Espero que estas dicas sejam úteis! Vamos passar por tudo isto, juntos!

Esta semana devo voltar aqui mais vezes para dividir com vocês, dicas para a gente enfrentar este período tão complicado de um modo mais suave, dentro do que é possível!

Grande abraço virtual a todos!

 

Vanessa Barreto Fassheber – CRP 04/24259

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, Educação em Saúde e Mestre em Ciências da Saúde

Procuro trazer um novo significado para as vivências e emoções do passado, buscando o bem estar no momento presente.

Instagram: @vanessafassheber
E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS