Nutrição e AlimentaçãoSaúde

Escolha alimentar: Uma questão de sagacidade

Histórias em Destaque

  • O mais Minas apresenta uma série sobre os principais mitos relacionados a alimentação e saúde, buscando proporcionar o máximo de informação possível , a fim de evitar a aquisição de hábitos divulgados pela mídia como benéficos, mas que não possuem evidências que comprovem sua eficácia e, portanto, podem causar prejuízos à saúde.

Já é sabida a importância de se ler os rótulos dos alimentos, por isso é válido que se conheça algumas dicas para facilitar o entendimento dos mesmos.

Comumente preocupa-se muito com o valor calórico descrito na embalagem, porém esse não deve ser o único item a ser analisado.

No primeiro momento, antes mesmo da aquisição do produto, deve-se avaliar se o rótulo apresenta a denominação do produto, a data de validade, nome e endereço do fabricante, número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o método de conservação, a quantidade total contida na embalagem, além da lista de ingredientes.

Deve-se atentar para o prazo de validade especificado no produto e comprar sempre o mais recente, ou seja, com data de vencimento mais distante, a fim de evitar que o produto seja perdido antes mesmo de ser consumido, o que seja consumido vencido. É importante, ainda, verificar qual o método de conservação indicado, a fim de garantir que o alimento permaneça em suas perfeitas condições e evitar a sua deterioração precoce.

No que se refere à lista de ingredientes, esta deve ser lida atentamente, considerando que os itens aparecem em ordem decrescente, desta forma, o primeiro item representa aquele que está presente em maior quantidade no produto. Sabendo disso pode-se conferir se o produto realmente condiz com o que diz a embalagem, bem como se este condiz com o plano alimentar em uso. Por exemplo, quando se deseja um produto integral deve-se conferir se o primeiro ingrediente da lista é mesmo a farinha integral. É importante ainda verificar se açúcares e gorduras constam no início da lista, pois em caso afirmativo recomenda-se que esses produtos sejam evitados. As pessoas que apresentam restrições ou intolerâncias alimentares devem ter atenção redobrada quanto à composição dos alimentos.

A leitura de um rótulo alimentar envolve muitos elementos a serem observados; o que mostra que fazer escolhas alimentares não é uma tarefa fácil, porém pode ser simples se soubermos como identificar as melhores opções dentre as tantas disponíveis no mercado.

Facebook Comments

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios