Menu

Estar saudável é um show

22/11/2023 às 11:49
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O número de adeptos a eventos musicais tem aumentado cada vez mais, e com isso, muitas atrações, inclusive internacionais, arrastam um público cada vez maior e de diferentes regiões do país. O que gera uma preocupação, por exemplo, com a diferença climática de uma região para outra, além das condições de alimentação e saúde nos dias de shows e festivais.

Estar saudável é um show
Imagem ilustrativa

A atenção com a alimentação já deve começar no dia anterior, procurando consumir alimentos leves, os quais já fazem parte do hábito alimentar, evitando comer fora de casa ou experimentar algo diferente, a fim de minimizar as chances de se ter alguma infecção intestinal, ou qualquer outro desconforto. É interessante, também, evitar o excesso de bebidas alcoólicas para não correr o risco de estar de ressaca no dia que foi tão aguardado.

No dia do evento, principalmente nesse período de muito calor, é melhor se preparar tomando bastante água. Recomenda-se evitar comer alimentos gordurosos e carnes gordas, pois a gordura torna a digestão mais lenta e com isso demora a se transformar em energia, atrapalhando a disposição. Nas refeições antes do show, é interessante incluir alimentos fontes de carboidrato que sejam ricos em fibras, como os cereais integrais, pois a energia é absorvida e liberada aos poucos, e você terá disposição e energia para curtir.

Os principais estádios, costumam oferecer frituras ou comidas pesadas, como hambúrgueres e pizzas, mas é importante resistir a consumi-los, de modo a evitar aquela sensação de estufamento, para assim conseguir curtir bastante sem intercorrências. 

Como na maioria das vezes não há a possibilidade de entrar com alimentos e bebidas, é imprescindível que se preste atenção nas condições de higiene das lojas que estarão vendendo comida, verificando se os alimentos estão acondicionados corretamente, se os funcionários higienizam as mãos, se seus uniformes estão limpos, etc.

A ingestão de bebida alcoólica deve ser sempre evitada, no entanto, caso não seja possível, é importante ingerir água na mesma proporção que se toma a bebida alcoólica e comer de 3 em 3 horas, para, dessa forma, tentar minimizar os efeitos do álcool.

No dia seguinte, é normal que ocorra a vontade de comer carboidrato, já que os estoques provavelmente foram consumidos em excesso no dia anterior; para tanto o ideal é preferir carboidratos complexos, integrais e de baixo índice glicêmico, como pães integrais, batata doce, mandioca, etc. Sempre acompanhados de legumes, verduras e carnes magras. Além da água, procure consumir água de coco, ou algum isotônico para ajudar a repor todos os eletrólitos perdidos. 

Mantenha a dieta equilibrada e balanceada nos dias seguintes, desse modo, o seu corpo retornará às condições anteriores, normalmente. Presenciar o show do seu artista favorito pode ser a realização de um sonho, por isso, cuide para que só lhe ocorram boas memórias, garantindo estar saudável antes, durante e depois de ver seu ídolo no palco.