Menu

Cuidado sempre será a palavra chave tanto para promoção quanto para a recuperação da saúde

28/06/2018 às 00:25
Tempo de leitura
3 min

Encerrando o tema da Campanha Junho Laranja, que conscientiza sobre doenças do sangue, no presente artigo abordamos o tema Leucemia.

A Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Ela começa na medula óssea (parte interna dos grandes ossos) e se espalha por todo o corpo humano, tendo como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, as quais substituem as células sanguíneas normais. Essa é uma das poucas neoplasias que atingem não só adultos e idosos, mas também menores de 14 anos.

Os leucócitos possuem vários subtipos, e por isso há variação em cada caso de leucemia. As leucemias estão classificadas em agudas e crônicas, estando divididas em mieloblástica e linfocítica e suas subclassificações. Uma característica comum entre todos os tipos é o rápido desenvolvimento o que as torna cada vez mais grave com o passar do tempo, e isso independe do seu subtipo.

O tratamento consiste na associação de ações voltadas à administração de medicamentos (quimioterapia), ao controle das complicações infecciosas e hemorrágicas, à prevenção ou ao combate à doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e, se indicado, o transplante de medula óssea.

Devido à rápida progressão da doença, uma pessoa com leucemia aguda precisa de ser tratada imediatamente, sendo que o objetivo inicial do tratamento é a remissão do tumor; posteriormente, quando os sinais e sintomas desaparecerem, podem ser administrados tratamentos adicionais, para prevenir uma recidiva.

Durante o tratamento e devido a ele, o paciente geralmente fica com a imunidade baixa, dessa forma deve-se redobrar os cuidados com a alimentação do paciente, de modo a evitar que contraia infecções, as quais podem agravar consideravelmente o quadro. Para isso é necessário que se faça uma correta higienização dos alimentos e se tenha cautela no processamento e armazenamento dos mesmos. Para tanto, algumas dicas são:

  • Comer carnes sempre bem cozidas;
  • Descongelar as carnes na geladeira ou no micro-ondas, nunca em temperatura ambiente;
  • Não deixar alimentos perecíveis fora da geladeira por mais de duas horas;
  • Não deixar os alimentos com ovos, cremes ou à base de maionese fora da geladeira por mais de uma hora;
  • Deixar na geladeira somente o alimento que for consumir nos próximos dois ou três dias e manter o restante congelado;
  • Selecionar os vegetais e frutas mais frescas, sem áreas amassadas;
  • Lavar bem as frutas e vegetais em água corrente, e retirar todas as áreas “machucadas” e estragadas dos vegetais;
  • Lavar as embalagens dos alimentos antes de abrir, por exemplo, os enlatados e em caixas;
  • Cozinhar os ovos até a clara estar completamente dura, e a gema, espessa;
  • Ficar atento à data de fabricação e validade do produto;
  • Evitar estocar alimentos por longo tempo.

O diagnóstico de Leucemia causa impacto tanto na pessoa diagnosticada como na sua família e pessoas do convívio próximo, dessa forma o tratamento envolve os aspectos clínicos, familiares, psicológicos e sociais, e deve ser feito associando equipe multidisciplinar de saúde e familiares, de modo a promover  adesão ao  tratamento medicamentoso , bem como a busca de uma alimentação adequada, visando o máximo de qualidade de vida ao paciente acometido.

Última atualização em 19/08/2022 às 11:12