Menu

Março Azul Marinho: sobre um dos canceres mais prevalentes no Brasil

07/03/2018 às 18:32
Tempo de leitura
2 min

O Março Azul Marinho é considerado o mês de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

O câncer colorretal é caracterizado pela ocorrência  de  tumores acometendo o intestino grosso, o qual divide-se  em cólon e reto. Esse tipo de câncer é um  dos mais comuns e tem como principais fatores de risco a má alimentação, sedentarismo, obesidade e histórico familiar.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam para o Brasil mais de 36 mil novos casos neste ano 1.

O câncer colorretal, na maioria dos casos, pode ser tratado, apresentando ainda grandes chances de cura, principalmente se detectado precocemente. O diagnóstico pode ser feito por meio dos exames de colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes; já o tratamento geralmente é composto por cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.

O março azul marinho não pode se resumir em apenas uma campanha de saúde; é preciso que se aproveite dessa ocasião para se informar sobre o câncer colorretal, bem como suas maneiras de prevenção e tratamento. No decorrer desse mês discorreremos um pouco sobre esse tão prevalente tipo de câncer, visando proporcionar o máximo de informações possíveis, sobretudo sobre a relação da nutrição com essa neoplasia, visto que uma alimentação inadequada está comprovadamente incluída como um importante fator de risco, sendo assim o conhecimento e adoção de hábitos saudáveis podem ser determinantes na prevenção assim como na obtenção de melhor prognóstico para os indivíduos acometidos.

Referencia:
1. Câncer colorretal. Disponível no site do Inca. Acesso em 04/03/2018 às 21:18.

Franciele Santana - Nutrição e Alimentação

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:49