ColunasNutrição e AlimentaçãoSaúde

Não deixe que os nomes confundam sua vida saudável

Os carboidratos, glicídios ou hidratos de carbono são nutrientes que têm como função principal o fornecimento de energia para as células do corpo. Esses nutrientes dividem-se em simples e complexos.

Os carboidratos complexos possuem baixo índice glicêmico, ou seja, são absorvidos lentamente pelo organismo, causando elevação gradual na glicemia. Os principais representantes dessa classe são os vegetais e os alimentos integrais. Já os carboidratos simples, ou refinados são aqueles de alto índice glicêmico, ou seja, que são rapidamente digeridos e absorvidos, causando aumento na taxa de glicose no sangue. São exemplos os açúcares e as massas.

O consumo de carboidrato é importante, mas é preciso fazer escolhas, tais como, preferir alimentos feitos de farinha integral em vez de farinha branca, frutas em vez de sucos, além de evitar os açúcares.

De acordo com a legislação, a quantidade de açúcar ainda não é uma informação obrigatória, portanto, na tabela nutricional o açúcar estará incluso na quantidade de carboidratos.

Para se ter uma noção da quantidade de açúcar contida no alimento basta ver a ordem em que o mesmo se encontra na lista de ingredientes (quanto mais no início da lista o açúcar aparecer, maior é o percentual contido no alimento). Nos rótulos os açúcares podem serem descritos com outras nomenclaturas, dentre elas as principais são: Glicose, Glucose, Dextrose, Maltodextrina, Frutose, Lactose, Xarope de glicose/ milho/ guaraná/ malte/ frutose, Açúcar invertido, Mel, Melaço, Concentrado de frutas/ Néctar, Amido modificado.

Para uma alimentação saudável é importante estar sempre atento àquilo que se consome, para tanto é imprescindível a leitura dos rótulos alimentares e o entendimento de cada item. Os carboidratos podem se apresentar com denominações diversas, dessa forma deve-se redobrar a atenção a fim de que não sejam consumidos açúcares em quantidades excessivas, sobretudo em casos em que se recomenda restrição desse nutriente, como nos casos dos portadores de diabetes, por exemplo.

Fechar