Menu

Carnaval de rua é suspenso em Ouro Preto e Itabirito

A palavra utilizada na decisão tomada em reunião foi "suspender", portanto há a possibilidade de realizar o carnaval no meio do ano.
10/12/2021 às 15:56
Tempo de leitura
3 min
Foto: PMOP
Foto: PMOP

Em reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, ocorrida nesta sexta-feira, 10 de dezembro, na Casa da Ópera, foi tomada a decisão, de forma conjunta, de suspender a realização do carnaval nos municípios históricos. Portanto, o evento foi suspenso em Ouro Preto e Itabirito. Mariana também esteve na assembleia, mas, conforme o prefeito interino Juliano Duarte (Cidadania) disse em entrevista à Rádio Mariana FM, a festa está cancelada.

Ainda no início de novembro, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), junto da secretária de Turismo municipal, Margareth Monteiro, anunciaram o retorno do carnaval presencial em Ouro Preto. Depois disso, o secretário de Governo Felipe Guerra afirmou no final do último mês que a decisão seria tomada em janeiro pela Secretaria de Saúde. No entanto, com o aumento de casos de Covid-19 na cidade, o retorno da festa carnavalesca se tornou uma incógnita.

No entanto, a decisão em conjunto foi apenas para o carnaval de rua. Portanto, quanto aos eventos privados, ainda não há uma definição, já que Ouro Preto se encontra na Onda Verde, a mais flexível do plano Minas Consciente, que, junto com o Decreto Municipal n° 6.194, permite a realização de eventos sem limite de capacidade para lugares abertos, desde que seguindo os protocolos sanitários.

Porém, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) já manifestou que não cederá nenhum espaço para que haja a realização das festas e o Município ouro-pretano também está inclinado a não ceder espaços públicos para a realização do carnaval privado.

Em Itabirito, uma consulta pública sobre o carnaval foi feita e aproximadamente 90% da população se posicionou contra a realização do evento na cidade.

A palavra utilizada na decisão tomada em reunião foi “suspender”, portanto há a possibilidade de realizar o carnaval no meio do ano.

Situação epidemiológica de Ouro Preto

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto nessa quinta-feira, 9 de dezembro, surgiram seis novos casos de Covid-19 na cidade, totalizando em 6.630 casos positivos. Desses, 132 pessoas morreram, 6.524 se recuperaram, cinco pacientes estão internados (apenas dois são de Ouro Preto) e a taxa de ocupação dos leitos é atualmente de 25%.

O “vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde mostra que 70.592 pessoas de Ouro Preto receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 64.535 da segunda, 3.818 da terceira e 7.188 foram vacinados com a dose de reforço. Assim, 93,3% da população está parcialmente imunizada contra a doença e 90,4% recebeu a imunização completa.

Situação epidemiológico de Itabirito

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, 13.942 casos de Covid-19 foram confirmados na cidade e 163 morreram infectados pela doença. O “vacinômetro” mostra que 46.063 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 39.501 a segunda, 1.243 a terceira e 3.801 a dose de reforço. Assim, 91,2% da população está parcialmente imunizada contra o novo coronavírus e 80,67% recebeu a imunização completa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:15