Menu

Fique de Olho na sua Alimentação

12/07/2017 às 15:21
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No último dia 10 celebrou-se o dia mundial da saúde ocular, esta data é comemorada com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de se prevenir contra as doenças oculares evitáveis.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais 290 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave, sendo 90% dos casos em países em desenvolvimento.

Dentre as muitas medidas para se evitar problemas oculares devemos considerar também à alimentação, pois o consumo de alguns nutrientes pode contribuir para a saúde dos olhos, podemos citar dentre eles:

++ Fast-food e Americanização do Padrão Alimentar Brasileiro

Nutrientes que contribuem com a saúde dos olhos

  • Vitamina A: é necessária para a formação dos pigmentos presentes na retina dos olhos. A deficiência desta vitamina provoca ressecamento da conjuntiva, ulceração da córnea, inflamação das pálpebras e cegueira noturna. Fontes: alimentos de cor amarela alaranjada como manga, abóbora, cenoura, etc.
  • Vitamina C: devido à sua função  antioxidante ela previne o envelhecimento dos olhos, sendo essencial para o funcionamento dos mesmos. Fontes: Goiaba e frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, etc.
  • Vitamina E: é um antioxidante, sendo assim é responsável por evitar o “envelhecimento” da visão. Fontes: Oleaginosas, como castanhas, amêndoa; cereais integrais, peixes, etc.
  • Ômega 3 e 6: mantém a integridade do sistema nervoso, e atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco (deficiência na produção de lágrima). Fontes: Peixes, como salmão, atum, sardinha; castanhas, óleo de linhaça e de canola.
  • Zinco: previne a perda gradual da visão. Fontes:nozes, castanha, ovos, etc.

Uma alimentação equilibrada além de fornecer energia e nutrientes nos auxilia em aspectos que muitas vezes nem imaginamos, como é o caso da visão. Cuidar da alimentação é cuidar da vida, pois uma boa nutrição é capaz de prevenir problemas que depois de manifestados seriam bem mais complicados de se solucionar.

Última atualização em 21/12/2023 às 22:31