Menu

O antigo dilema do preparo do arroz

12/08/2020 às 08:00
Tempo de leitura
2 min

O arroz é um alimento que tem presença garantida diariamente nos pratos dos brasileiros.

O arroz é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios além de ser boa fonte de potássio, ferro, fósforo, magnésio e diversas vitaminas.

Um questionamento bastante comum a respeito do preparo desse prato consiste na necessidade ou não de se fazer a lavagem dos grãos.

+ O que você pensa sobre a utilização do forno micro-ondas?

O arroz branco em seu processo de beneficiamento passa por uma etapa de polimento e eliminação das impurezas, dessa forma aquele pó branco que é eliminado junto à água durante a lavagem trata-se de partículas que se soltam do próprio grão durante o polimento. Não sendo necessário que o arroz seja lavado também em nossas residências, visto que atualmente o arroz já é comercializado embalado e sem sujidades, diferente dos tempos remotos  onde sua comercialização ocorria na forma a granel.

O hábito de não lavar o arroz branco diminui o tempo de preparo, visto que elimina-se o tempo de espera para que a água escorra por completo para garantir um arroz soltinho.

No caso do arroz integral, a lavagem impacta menos os nutrientes, visto que o grão segue ainda embalado em sua casca protetora, perdendo menos suas vitaminas e minerais ao ser lavado. O arroz parboilizado também tem perdas menores em relação ao branco, porém ainda assim há perdas; geralmente esse também não precisa ser lavado.

Existem diferentes tipos de arroz, sendo assim, recomenda-se que seja feita uma leitura nas instruções de preparo do alimento contidas na embalagem, a fim de verificar se há necessidade de lavagem ou não, visto que muitos tipos já passaram por um processo de higienização anteriormente.  O ideal é que o consumidor escolha uma marca de confiança, a qual visualmente ele possa perceber a ausência de sujidades e que apresente no rótulo informações sobre a procedência do produto e sua melhor forma de preparo.