Take a fresh look at your lifestyle.

O bom funcionamento do seu corpo depende de você

No último dia 9 comemorou-se o dia Mundial do Rim, vamos falar um pouco sobre ele:

O rim é o principal órgão do sistema excretor humano. As principais funções dos rins são remover os produtos indesejáveis do metabolismo e substancias estranhas, regular o equilíbrio de água e eletrólitos, regular a pressão arterial, secretar, metabolizar e excretar hormônios, etc.1

A sociedade brasileira de Nefrologia coordena todos os anos campanhas de prevenção às doenças renais crônicas. Este ano o tema escolhido foi “Doença renal e obesidade: Estilo de vida saudável para rins saudáveis.”

A obesidade pode causar uma sobrecarga renal de modo a atender ás demandas metabólica, estando também associadas a complicações renais como as “pedras nos rins” e até mesmo câncer. A perda de peso pode retardar a progressão das doenças renais causados pela obesidade, portanto hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular são determinantes para o bom funcionamento dos rins.

As seguintes providências podem ajudar os rins a funcionarem melhor e durarem mais 2:

  • Controlara glicemia com dieta, exercícios e medicamentos (quando for o caso e sob prescrição médica).
  • Evitar consumir proteínas em excesso,
  • Beber bastante água durante o dia, mesmo quando não estiver com sede.
  • Controlar a pressão arterial restringindo a quantidade de sal na dieta para ajudar a controlar a hipertensão.
  • Tratar infecções do trato urinário
  • Corrigir qualquer problema no sistema urinário
  • Evitar medicamentos que possam afetar os rins (especialmente antiinflamatórios e analgésicos)
  • Consultar um nutricionista e um médico antes de tomar qualquer suplemento alimentar.

Os rins são órgãos de muita importância no corpo humano, desempenhando diversas funções vitais, portanto vale à pena priorizar o bom funcionamento renal com a tomada de atitudes simples que evitam a sua sobrecarga, como a aquisição de hábitos saudáveis que além de favorecer aos rins beneficia o nosso corpo como um todo. É preciso, portanto, manter hábitos alimentares saudáveis e conciliá-los com prática de atividade física regular, pois o cuidado é a melhor estratégia para garantir a manutenção da saúde e evitar futuros tratamentos onerosos .

Referencias

  1. GUYTON, Arthur C.; HALL,John E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro . Cap 26 ,p.308-326
  2. AMERICAN KIDNEY FOUNDATION-Kidney- Friendly Diet and Foods: Healthy Eating for people with Chronic Kidney Disease. Disponível em: < http://www. Kidneyfund.org/kidney-health/kidney-failure/kidney-friendly-diet.html

Close