Iniciou-se o mês de outubro e com ele a campanha Outubro Rosa, a qual é celebrada anualmente, visando o compartilhamento de informações e a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e assim contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma das doenças que mais mata as mulheres, por isso a campanha outubro rosa vem alertar para a importância da realização de exames periódicos, além do autoexame das mamas, a fim de facilitar o diagnóstico e aumentar as chances de cura.
O outubro rosa surgiu na década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, que ocorreu em Nova York e tinha como objetivo arrecadar dinheiro e informar sobre o câncer de mama. Naquela data todos os participantes da corrida usaram um laço rosa na altura do peito, laço esse que, hoje, é conhecido como o símbolo da campanha.
Em 1997, outras cidades aderiram à campanha com ações voltadas para conscientização da prevenção por meio do diagnóstico precoce; e dessa forma o mês de outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama.
No Brasil, a primeira ação relacionada ao Outubro Rosa ocorreu em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês.
A conscientização sobre o câncer de mama e a detecção precoce é de grande valia para a promoção da saúde da mulher e a redução da mortalidade; dessa forma a campanha Outubro Rosa mostra sua importância ao incentivar que a mulher busque conhecer seu corpo para que seja apta a detectar toda e qualquer alteração que possa ocorrer e assim ser diagnosticada e tratada em tempo hábil.