Menu

Particularidades alimentares versus características individuais

06/06/2019 às 23:18
Tempo de leitura
2 min

Alguns alimentos podem desencadear reações incomuns em determinadas pessoas e tais reações podem ser provenientes de alguma sensibilidade, alergia ou intolerância alimentar.

A sensibilidade alimentar consiste numa queixa decorrente de um conjunto de sintomas que podem ser gastrointestinais, distensão abdominal, enxaqueca, alteração na pele, etc. A detecção ocorre excluindo alguns alimentos da rotina alimentar até que seja identificado o causador dos sintomas.

A alergia alimentar trata-se de uma reação imunológica, que ocorre após a ingestão ou contato com um determinado alimento; nesses casos a tolerância ao consumo do alimento é nula, dessa forma os indivíduos predispostos a alergias alimentares devem ter muito cuidado ao experimentar alimentos potencialmente alergênicos (crustáceos, peixes, cereais que contém glúten, etc.), visto que os sintomas decorrentes da alergia ocorrem nos instantes seguintes ao contato com o alimento e podem ser tão graves ao ponto de levar ao óbito.

Já a intolerância alimentar é uma reação adversa não imunológica que ocorre devido à má digestão de algum nutriente, muitas vezes devido à falta enzimas digestivas, o que causa incômodos gastrointestinais, tais como diarreia, cólicas, dor e distensão abdominal, ruídos intestinais, náuseas, vômitos e flatulências. Ao contrário da alergia alimentar, em alguns casos de intolerância pode ser que, sob orientação, seja permitido o consumo de pequenas quantidades da substância não tolerada.

É sabido que a gravidade de cada um dos transtornos varia entre si, porém é indispensável que um médico seja consultado sempre que for observado o aparecimento de qualquer sintoma após ingestão de algum alimento, a fim de que seja detectado o agente causador e dessa forma seja iniciado o tratamento mais eficaz para prevenir novos incômodos.

COMENTÁRIOS