Menu

Permita-se!

24/12/2019 às 21:28
Tempo de leitura
2 min

É Natal! Nessa data é que se reúnem todas as receitas tradicionais da família, e cada membro confraterniza em torno da mesa. Nesse momento não deve haver lugar para culpa ou privação alimentar.

Provavelmente você já ouviu dizer que Natal não é dia de fazer dieta; realmente não é! Assim como todos os outros dias do ano também não são. Não se deve fazer dietas, mas sim ter um consumo consciente e equilibrado sendo em dias comuns ou mesmo em qualquer evento específico.

Definitivamente, se você não possui nenhuma condição ou patologia específica, não existem alimentos proibidos. Só é necessário se atentar para a frequência e quantidade de consumo.

No cardápio natalino, geralmente, existe uma grande quantidade de gorduras e proteínas, dessa forma, de modo a manter um equilíbrio na alimentação é importante que consuma ao longo do dia também alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos, como frutas e verduras, por exemplo.

Uma dica bastante útil é reduzir o tamanho das porções, a fim de que se possa saborear um pouco de cada preparação. Além disso, é fundamental que se modere no consumo de bebidas alcoólicas e de sobremesas.

Ter uma ingestão alimentar maior que a habitual é normal , quando isso ocorre ocasionalmente. Não é necessário se culpar pelos excessos nem mesmo achar que está tudo perdido porque “saiu da linha” ou “jacou” durante o Natal. Permita-se curtir as comemorações, apreciando o momento e após as festas lembre-se de voltar à rotina de alimentação saudável, equilibrada e variada; sem precisar lançar mão de dietas radicais ou desintoxicantes.

A principal atitude que deve ser tomada é encarar a alimentação como uma prática prazerosa que deve acontecer sem pressa e sem medos. Alimentação saudável é muito mais do que apenar ingerir nutrientes, é também um ato de socialização enquanto se permite satisfazer-se fisiológica e psicologicamente. O que, absolutamente, não é saudável é privar-se do consumo esporádico de determinado alimento que se aprecia devido ao medo de suas calorias.