Take a fresh look at your lifestyle.

Por uma alimentação consciente e economicamente viável

Por uma alimentação consciente e economicamente viável. Continuando o tema de alimentação sustentável hoje daremos algumas dicas práticas para evitar o desperdício de alimentos.

Práticas para evitar o desperdício de alimentos

  • Planeje suas compras:
Planeje suas compras
Planeje suas compras

Dê preferência a alimentos da safra e orgânicos, pois possuem maior valor nutricional e menor teor de agrotóxicos. Evite comprar mais do que será capaz de consumir em tempo hábil.

>>>Uma alimentação saudável é ambientalmente sustentável

  • Armazene bem os alimentos:
Armazene bem os alimentos
Armazene bem os alimentos

Conserve os alimentos na temperatura e condições adequadas, mantendo-os sempre em locais limpos e conforme as orientações de armazenamento contidas nos rótulos dos produtos. Lembre-se também de sempre conferir as validades dos produtos alimentícios.

  • Higienize bem:
Higienize bem
Higienize bem

Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos, sementes e folhas devem ser lavados um a um em água corrente e depois higienizados em solução de hipoclorito de sódio por aproximadamente 15 minutos a fim de eliminar os micro-organismos presentes, evitando assim a perda por contaminação ou deterioração.

  • Evite preparar alimentos em quantidade excessiva:

Prepare apenas a quantidade necessária para suprir o número de refeições que serão servidas em um determinado período. Evite sobras, aproveitando todos os componentes dos alimentos, como folhas, cascas, talos, etc.; alguns elementos mesmo que não puderem ser usados em uma mesma preparação podem ser utilizados em outra receita, por exemplo as gemas que sobram quando se usa as claras em uma receita podem ser usadas em outra preparação evitando assim o descarte.

  • Sirva-se com o essencial
Sirva-se com o essencial
Sirva-se com o essencial

Coloque no prato apenas a quantidade que você habitualmente consome, evitando deixar sobras ao final da refeição, pois o que resta no prato não pode ser reaproveitado e assim não tem outro destino que não seja o lixo.

Essas são dicas simples para se evitar o desperdício de alimentos e consequentemente favorecer a economia doméstica. Em tempos de crise, onde muitos estão desempregados e muitas vezes com dificuldades de colocar alimento à mesa, aquele que não se preocupa em evitar o desperdício de comida demonstra desvalorizar a importância do alimento para a vida e subestimar o quão difícil pode ser, para muitos, a aquisição de alimentos seguros para o consumo e sobretudo desperdiça o seu dinheiro jogando fora boa parte do que pagou e poderia ser consumido.

SAIBA MAIS:

  • Evite a tensão de complicações futuras, cuide da sua saúde hoje
  • O primeiro alimento de uma criança determinará seu estado de saúde durante toda a vida
  • O primeiro carinho de mãe é o cuidado durante a gestação
  • Nenhum corpo é perfeito se não tem saúde nele!

Close