Menu

Apesar da derrota, Itabirito mostra que pode sonhar com vaga na semifinal

O Gato do Mato ainda tem chances de avançar faltando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase
17/02/2024 às 19:15
Tempo de leitura
3 min
Foto: Giovanni Mendes / Itabirito
Foto: Giovanni Mendes / Itabirito

Embalado após a segunda vitória fora de casa no campeonato estadual, diante do Uberlândia, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Caranhato foi até Brasília enfrentar o Atlético Mineiro no estádio Mané Garrincha sonhando em dar sequência à boa fase.

O jogo

Em um primeiro tempo muito estudado, os primeiros minutos da partida foram de poucas chances para os dois lados. O primeiro lance de perigo foi do Gato, aos 25 minutos. Bryan chegou a linha de fundo e cruzou pra área, onde encontrou o centroavante Da Silva, que assustou a meta do goleiro Éverson. No minuto seguinte, aos 26, em mais um lance de perigo do centroavante que substituia Lucas Coelho, Da Silva tentou de bicicleta, mas a bola insistia em não entrar.

Apesar da raça e a vontade do Itabirito de sair da capital federal com o resultado positivo, a equipe não conseguiu segurar o ímpeto atleticano ao fim da primeira etapa, e em uma jogada aérea, o volante Battaglia abriu o placar para o Galo aos 41 minutos da primeira etapa.

No segundo tempo, o jogo começa a se complicar aos 7 minutos, com a expulsão de Rayan, que levou o segundo cartão amarelo após falta em Gustavo Scarpa. Jogar um tempo completo com um homem a menos diante de um adversário extremamente qualificado como o Atlético de Scolari seria uma missão muito dificil para o time de Caranhato.

Apesar disso, a equipe não deixou de se entregar um minuto sequer, e assustou em alguns momentos do jogo, principalmente com Erick Salles, que aos 13 minutos quase marca um golaço.

Nos 15 minutos finais, o desgaste de jogar com um homem a menos começou a ficar evidente e, mais uma vez, o goleiro Elias se mostrou peça fundamental do time nessa temporada, realizando lindas defesas para impedir o segundo gol atleticano.

Aos 46, em bela jogada individual de Rubens, o lateral achou Hulk na área, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes e marcar o seu gol de número 99 com a camisa do Galo. Final de Jogo. Itabirito 0 x 2 Atlético.

YouTube video
Confira os melhores momentos da partida

Time qualificado e com chances na competição

Mais uma vez, o Itabirito se mostrou uma das melhores equipes do interior nessa edição do campeonato, com um time consistente e que sabe jogar diante das adversidades. A equipe ainda tem chances matemáticas de garantir uma vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro, mas entende que a missão é muito difícil, já que Tombense e Athletic abriram vantagem na luta pela classificação como melhor segundo colocado.

Itabirito ainda tem 2 confrontos na primeira fase do estadual: Diante da Patrocinense no próximo domingo (25), e o confronto direto diante do Athletic em São João Del Rei, no sábado (3). Foto: Giovanni Mendes / Itabirito

No entanto, uma vaga no Troféu Inconfidência é praticamente certa. Em sua primeira temporada na elite do estadual, o Itabirito já pode conquistar um título de relevância e ainda garantir vaga nas competições nacionais de 2025, principal meta estabelecida pela diretoria nesse primeiro ano na elite.