Menu

Um mês para lembrar a importância de se a preservar a vida

06/09/2018 às 01:21
Tempo de leitura
2 min

O mês de setembro é contemplado por três diferentes cores e campanhas de saúde: o Amarelo que objetiva a prevenção do suicídio, o Verde que conscientiza sobre a doação de órgãos e o Vermelho que visa à prevenção de doenças cardiovasculares.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, visto que no mundo ocorrem cerca de 800 mil suicídios ao ano. Dessa forma, a criação de campanhas para prevenção do suicídio é de extrema importância para a valorização da vida e mudança desse cenário.

A doação de órgãos ainda é um assunto pouco esclarecido e permeado por muitos mitos e preconceitos, por esse motivo orientar e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema é de grande valia para que se possa aumentar o número de doadores e consequentemente a quantidade de pessoas salvas por meio de transplantes; esse é, portanto, o objetivo da campanha Setembro Verde.

O mês de setembro é, ainda, o mês dedicado à saúde do coração, tema este representado pela cor vermelha, lembrando sobre a importância de se prevenir as doenças cardiovasculares que ainda constituem relevante causa de morte no Brasil.

Durante todo esse mês contamos com três campanhas de saúde as quais foram criadas com o intuito de contribuir para a diminuição da mortalidade, seja devido a suicídios, falência de órgãos ou doenças cardiovasculares, que são causas aparentemente distintas, mas que possuem uma semelhança entre si: Podem ser evitadas com atitudes simples.

O mês de setembro é, em suma, um convite a darmos mais atenção à vida, admitindo o quão frágil somos, sobretudo quando não dedicamos o devido valor e cuidado a nós mesmos e ao próximo.

Leia também: Envelhecimento precoce: causas e como evitar

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:47