Menu

Cartinha de Natal

15/12/2017 às 16:51
Tempo de leitura
5 min

Prezado Papai Noel, este ano eu tentei me comportar, mas foi muito difícil. Não sei se o senhor acompanha o Brasil daí do Polo Norte, mas aqui está complicada a situação. Temos um presidente que não foi eleito pelo povo e pior que isso, governa com uma plataforma oposta à chapa eleita, ou seja: ele usa as propostas do candidato tucano derrotado, um playboy de nome Aécio Neves. Talvez o senhor já tenha ouvido falar nele, já que este sujeito é conhecido como o “abominável Aécio das Neves”

Este governante que falei se chama Michel Temer, um senhor que está na vida política há mais de 25 anos, sendo base de todos os governos que passaram no país desde 1988. Na minha terra, a gente chama este tipo de sujeito de oportunista, não sei aí no extremo Norte, como vocês denominam gentinha deste nível.

Conto tudo isso para justificar que não me comportei como devia. Eu fiz greve várias vezes ao longo do ano. E não foram poucas! A primeira, em Março, fiquei parado, junto com meus colegas, por mais de um mês até este tal de Temer retirar da pauta do Congresso Nacional a ideia de reformar a Previdência. Acredita nisso? Pessoas de idade como o senhor, aqui no Brasil não vão poder mais se aposentar. Pode uma coisa dessas?

Pior que este governo não se cansa de tentar destruir os direitos da classe trabalhadora sabe? Os deputados da base aliada do Temer estão querendo por pra votar o direito de se aposentar uma semana antes do senhor chegar! Pensa bem se tem lógica isso?

Além das greves, eu também escrevi bastante, denunciei o sucateamento da educação e das Universidades também. Participei de protestos tanto virtuais como presenciais em defesa da UFSC, da UFMG e agora recentemente do ICHS-UFOP. O senhor ficou sabendo?

Acredita que de maneira totalmente irresponsável estão querendo tirar a UFOP do prédio do antigo seminário em Mariana? Bizarro né? Desabrigar milhares de estudantes e deixar a cidade, já castigada pela crise econômica ainda mais ferrada!

Falando em Mariana fazem dois anos da tragédia do Bento Rodrigues, o senhor se lembra? Não sei a justiça do Polo Norte funciona como a nossa, onde somente a classe dominante tem direitos, os trabalhadores e trabalhadoras sempre perdem as suas causas, basta ver o que faz a Lava Jato.

Desta operação com nome de posto de gasolina o senhor ouviu falar não ouviu? Acredita que o líder dela, o tal de Sérgio Moro quer condenar de todo jeito o ex-presidente Lula (aquele que acabou com a miséria do Brasil e ganhou vários prêmios internacionais)? É muito curioso sabe? Malas de dinheiro e gravações telefônicas para este tal de Moro não são provas, entretanto, para ele e seus amigos, pode-se condenar até “por convicção”, destruindo todo o ritual jurídico que coloca que todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Curioso isso não é mesmo?

Além de greves e muita luta contra todo tipo de opressão, eu também trabalhei e estudei. Estes eu fiz direitinho! Tive ótimas notas e me esforcei bastante, à exceção de uma coisa: um tal de diário eletrônico. Não sei se o senhor conhece, mas reza a lenda que ele só funciona em noites de lua cheia, tenho muitos amiguinhos do trabalho que morrem de medo dele! De verdade! Será que não poderia dar um novo desse pra gente? Não precisa ser chique não, só funcionar durante o dia vai fazer a alegria de milhares de professores, pode acreditar!

Além disso, queria ver com o senhor mais dois pedidos sabe? O primeiro era que tenhamos eleição no Brasil ano que vem. Sei que o senhor tem poderes sobrenaturais e pode ajudar nisso, afinal de contas no Polo Norte tem democracia não tem? Ouvi falar que aí os governantes são eleitos pelo povo! Eu achei o máximo! Chique demais! Tem como trazer um modelo desses de democracia pra gente aqui no Brasil não?

O segundo e último pedido, era ver se o senhor conversava com seus amigos magistrados para respeitarem os ritos jurídicos e não condenarem as pessoas sem prova. Marcaram o julgamento derradeiro do Lula dia 24-01-2018, na mesma data que a sua falecida esposa foi internada quando teve AVC. Olha quanta maldade! Querem fazer um tipo de eleição sem o candidato que é líder das pesquisas! Pra mim isso é golpe, o senhor não concorda comigo? Eu nunca tinha visto a justiça andar tão rápido, começo a imaginar que a justiça é burguesa, o que o senhor acha? Ela nunca ajuda os representantes do povo! Será que isso é só aqui?

Enfim Papai Noel, peço que veja a possibilidade de realizar estes três pedidos. Acredite, você fará milhões de brasileiros felizes!

Conto com seu empenho!

Pedro Peixe - Coluna do Peixe

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:00