Minas Gerais terá um novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV) e será implantado a partir da próxima segunda-feira (17). Essa é uma medida que atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a adoção do modelo será obrigatória no primeiro emplacamento.
Os veículos que tiverem a placa antiga poderão continuar circulando. O novo padrão só será exigido em caso de transferência de estado ou município, mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à identificação antiga.
O modelo antigo, de cor cinza, teve sua fabricação encerrada, por isso, em alguns casos, há a exigência da nova PIV. No site do Detran-MG é possível consultar a lista de empresas credenciadas para comercializar a placa.
O que muda?
Agora, com o novo modelo, as placas deixam de ter a cor cinza de fundo e passam a ser brancas com uma faixa azul na parte superior, contendo o logotipo do Mercosul, a identificação do país e a bandeira do Brasil.
E ainda, o que irá diferenciar a categoria do veículo é a cor da fonte. A preta será para veículos particulares, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais e verde para os veículos de teste, além de dourado para os diplomáticos e prateado para os de coleção.
A sequência de números e letras também mudou. Antes, o modelo apresentava três letras e quatro números (LLL NNNN). Já as novas possuem quatro letras e três números (LLL NLNN). São mais de 450 milhões de combinações alfanuméricas.
O objetivo da medida é assegurar o monitoramento do veículo desde a produção, logística, estampagem e instalação das placas até a verificação da autenticidade. Com os novos meios tecnológicos, terá acesso à leitura de QR Code com um aplicativo, para os policiais e agentes de trânsito terem acesso às informações do veículo, e não haverá lacre de proteção.
Como adquirir?
Para adquirir as novas placas, o proprietário do veículo precisa de uma autorização do Detran-MG. Após isso, o motorista deverá ir até a estampadora credenciada para comprar a nova PIV.
Os preços cobrados pelas novas placas, em Minas Gerais, serão estabelecidos pelas empresas credenciadas, conforme livre concorrência no mercado. Porém, a relação comercial da empresa estampadora de PIV e o consumidor será fiscalizada pelo Detran-MG.
Leia também: Placas do Mercosul passarão a ser exigidas apenas para veículos novos