Está se aproximando a época mais gostosa do ano: Natal e Ano Novo; ocasião conhecida por muitos como o período da “gordice” liberada e consumo alimentar e alcoólico em demasia.
Mas, racionalmente, podemos afirmar que não seria justo consigo mesmo abrir mão de toda dedicação dispensada a uma vida mais saudável no decorrer do ano, em prol de uma satisfação desregrada nas festas de fim de ano.
A aquisição de hábitos saudáveis ocorre de maneira gradual.
Para que cada pequena atitude se torne rotina é necessário muita força de vontade e determinação, o que sem dúvidas não é uma tarefa fácil.
A mudança de hábitos é, por certo, dispendiosa, mas basta um pequeno deslize para que todo o progresso seja perdido.
Podemos listar algumas dicas para auxiliar na manutenção do padrão de vida saudável durante a temporada de comemorações.
Não deixe de praticar exercícios físicos durante o período de fim de ano; Tire o foco da comida e priorize curtir o contato com as pessoas queridas; Diminua o número de opções de pratos na ceia, a fim de facilitar que se resista às tentações; Evite “beliscar” os alimentos durante o preparo dos pratos; Evite frituras e dê preferência a pratos grelhados e assados; Mastigue lentamente, de modo a favorecer a saciedade; Foque na qualidade dos alimentos e não na quantidade consumida; Caso tenha a sensação de ter exagerado durante alguma refeição não fique sem se alimentar na intenção de compensar os excessos.
Alimente-se regularmente em pequenas quantidades aproximadamente a cada 3 horas.
Evite exagerar no consumo de bebidas alcoólicas (lembre-se que cada grama de etanol corresponde a 7Kcal, sem agregar absolutamente nenhum nutriente).
A ideia não é proibir nada, nem inviabilizar as confraternizações entre familiares e amigos, mas sim proporcionar que as alegrias perdurem nos dias seguintes e que não se sofra com peso na consciência ou por arrependimento por se ter extrapolado.
Planeje-se e nada de dar desculpas de que só irá se descuidar durante as festas e que depois do ano novo voltará à vida saudável, dedique toda a sua determinação e persistência no objetivo de não sair do ritmo a fim de não perder os ganhos adquiridos com as mudanças de hábitos.
E se você até aqui ainda não se reeducou, pode sim começar agora a preparar as mudanças que tanto quer ver em si mesmo; esse pode ser o desafio que faltava para incentivar o seu cuidado à saúde.
Não deixe para depois!
Cuide-se já!
Leia Também:
Se a Abstenção Não É Possível, Abuse da Moderação Alimentos Funcionais Desmistificando o Kefir