Barão de Cocais e Santa Bárbara voltarão a minerar até 2020

0 comment

A empresa de mineração Serra Azul anunciou que irá iniciar as atividades de extração de minério em Barão de Cocais e Santa Bárbara. Entretanto, a empresa afirmou que irá fazer mineração a seco, sem o uso de barragens. As atividades estão previstas para começar no início de 2020, na Mina Dois Irmãos.

Anselmo Costa, diretor de Produção da mineradora afirmou que o processo para início das atividades mineradoras estão bem adiantados.

De acordo com o diretor: “Estamos aguardando a análise da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram).”. A expectativa é que a licença seja expedida até o fim do ano.

O Prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos, diz estar bastante otimista com a chegada da mineradora na cidade. “Barão de Cocais precisa disso, precisa de uma oportunidade de minerar com segurança.”.

Mineração em Barão de Cocais

Neste ano, a mineração em Barão de Cocais passa por uma crise, com o risco de rompimento da barragem Gongo Soco, da Vale. Moradores do município ficaram apreensivos com as notícias que a barragem da cidade poderia se romper. A população foi tirada de suas casas, agências de bancos e dos correios pararam.

De acordo com uma das moradoras de Barão, a população estava “vivendo em um clima de morte”. O prefeito da cidade Décio Geraldo dos Santos (PV), chegou a se ajoelhar em uma sessão da câmara dos vereadores. Décio pediu ajuda para o município: “seu povo está precisando de ajuda, o povo de Barão está morrendo das várias formas possíveis.”

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS