Menu

Hepatite: Quando o fígado responde aos mais diversos ataques

02/05/2018 às 21:01
Tempo de leitura
2 min

Juntamente ao mês de maio inicia-se a campanha Maio amarelo/vermelho, propondo a conscientização sobre a Hepatite.

A hepatite consiste na inflamação do fígado, a qual pode ser causada por vírus ou pelo consumo excessivo de álcool ou medicamentos.

As hepatites virais são infecções ocasionadas por vírus, sendo as mais prevalentes as do tipo A, B,C,D e E, sendo que correspondem a cerca de 90% dos casos de hepatite. A fisiopatologia da doença fundamenta-se na resposta do fígado ao ataque viral.

As diferentes linhagens dos vírus possuem particularidades na forma de transmissão, infecção, manifestação clínica e tratamento. Por exemplo, as hepatites A e E são transmitidas por alimentos ou água contaminadas e pelo contato de pessoa pra pessoa. Já as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue, fluídos e secreções.

A hepatite medicamentosa ocorre quando certos tipos de medicamentos lesam as células do fígado, devido ao uso irracional de medicamentos hepatotóxicos ou em decorrência de hipersensibilidade a alguma substância componente.

A hepatite alcoólica é causada pela ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades excessivas e por tempo prolongado.

Ao longo do mês de maio detalharemos um pouco sobre as principais formas de hepatite e suas formas de prevenção e tratamento.

Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:33