Certamente você tem pelo menos um amigo que quando fica bravo só melhora o humor depois de se alimentar, e provavelmente já ouviu várias vezes na sua vida a famosa expressão: “cara feia pra mim é fome!”. Mas qual o sentido dessa frase?
A glicose é o principal combustível do nosso cérebro, e ela é proveniente dos alimentos que ingerimos. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, os seus níveis sanguíneos vão caindo e isso causa flutuação nos níveis de serotonina.
A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e atua na regulação do nosso comportamento, sendo que sua falta afeta regiões do cérebro responsáveis por controlar o sentimento de raiva.
Alguns cientistas associam a cara feia de fome a um mecanismo de sobrevivência antigo, baseado na premissa de que quando nossos ancestrais ficavam agressivos ao sentir fome eles levavam certa vantagem, visto que o aumento da agressividade e raiva fazia com que eles lutassem por comida.
Então, a ideia de que cara feia pode ser fome procede! Sendo assim, quando sentir os sinais de fome, evite transtornos, e alimente-se! Lembre-se de ter uma alimentação saudável, consumindo bastante frutas, legumes e vegetais e evite passar intervalos maiores do que três e quatro horas sem comer e, assim, desfrute dos prazeres de uma vida com bom humor.