Na história mundial existem componentes culinários que participam de forma bastante expressiva, dentre eles as especiarias possuem papel muito importante.
As especiarias são temperos de sabor mais intenso que podem ser usados para realçar ainda mais o sabor de um alimento ou prato. Algumas delas podem também ser usadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
Travaram-se guerras e abriram-se rotas comerciais no decorrer do tempo, tudo em busca de especiarias, as quais mudariam muitos hábitos gastronômicos. Durante um longo período da história da humanidade, as especiarias chegavam as margens do mediterrâneo em pequenas quantidades, e por isso eram vendidas a preços elevadíssimos, o que só conferiu a elas um maior prestígio. Atualmente são utilizados condimentos vindos de todas as partes do mundo, os quais mantém toda importância adquirida, mas, hoje, não apenas pelo valor econômico, mas também devido à presença de componentes antioxidantes, anti-inflamatórios, digestivos e terapêuticos.
leia também: Sem filtro/Com filtro
As especiarias podem ser de origem vegetal, animal ou mineral e podem ser utilizadas em forma de pó, líquido ou pasta como aromatizantes, flavorizantes, corantes, adoçantes e acidulantes.
Desde a antiguidade o desejo de se criar sabores diferentes está presente na culinária, para tanto, são desenvolvidos novos temperos e combinações, o que nos remete à importância de se valorizar a variedade de especiarias que atualmente temos facilmente à disposição, graças aos grandes navegadores que, no passado, não mediram esforços para encontrá-las.