É Batata!

por Franciele Santana

A batata é um tubérculo que tem presença constante nas refeições brasileiras, como integrante dos mais variados pratos, que surgiu na Cordilheira dos Andes, é rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B. Esse tubérculo foi introduzido na Europa por volta de 1570, tendo sido, então, levada para a América do Norte por volta de 1620, onde se tornou um alimento popular, que posteriormente se espalhou pelo mundo, podendo hoje ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas e ser consumida frita, assada ou cozida, servida como acompanhamento nas refeições ou mesmo nos fast foods.

É Batata!
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Devido ao seu uso ser tão comum, esse alimento aparece até mesmo em expressões populares como: “É batata!” e “Vá plantar batatas”, as quais podem ser frequentemente ouvidas no dia a dia.

Ambas as expressões estão relacionadas ao plantio de batatas. Existem duas hipóteses para explicar o surgimento da gíria “é batata”: uma diz que na colheita, quando os agricultores puxavam a planta da terra e ela pesava, muitas vezes eles pensavam que era batata, mas tratava-se de blocos de terra apenas. Assim, quando era realmente batata eles exclamavam contentes: “é batata!”. Outra versão diz que a expressão se originou durante a era feudal, quando se utilizava o sistema de trocas de mercadorias. Como nessa época, a batata era um alimento valioso, quando alguém possuía batatas para trocar ele sempre tinha vantagens na negociação. Desse modo, a negociação era certeira. Por causa disso, o termo batata começou a ser usado para se referir a algo que seria certo de acontecer.

Mandar alguém plantar batata é uma expressão usada para demonstrar desprezo por alguém por quem se sente importunado. Essa expressão surgiu em Portugal, na segunda metade do século XIX, durante a Revolução Industrial, ocasião em que ser operário numa fábrica era considerado um trabalho digno, moderno e motivo de orgulho enquanto, como consequência, a agricultura foi tomando uma conotação de uma atividade secundária, característica de pessoas desqualificadas e pouco inteligentes. Nesse processo, a expressão “vá plantar batatas” passou a ser utilizada quando se desejava ofender alguém, partindo do pressuposto de que se apenas a agricultura já era vista como uma atividade braçal degradante, usar a terra para plantar batatas era mais degradante ainda, visto que na época, a batata era um tipo de alimento essencialmente consumido pelas pessoas mais pobres de toda sociedade.

Aquela batatinha frita que todo mundo (ou quase) gosta é muito mais do que um alimento, é quase uma celebridade que transcende gerações sem nunca perder seu destaque mesmo assumindo um papel de coadjuvante.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

Newsletter