Nem sempre é tempo de colheita

por Franciele Santana

Sabe-se que o preço dos alimentos no mercado pode ser influenciado pelo período de colheita, por isso é interessante entender alguns conceitos importantes.

Nem sempre é tempo de colheita
Imagem ilustrativa

O ano agrícola compreende o período anual em que ocorre um ciclo de produção agrícola, do plantio até a colheita. Esse período é definido pelas condições climáticas de cada região, as quais devem ser favoráveis ao desenvolvimento de uma determinada cultura que se deseja plantar; desse modo, geralmente, ele tem início na época das chuvas, a fim de que haja mais água disponível no solo para o desenvolvimento da lavoura.

Com a chegada das chuvas inicia-se o período denominado safra, nele ocorre o plantio, visto que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras, por isso, o produtor rural costuma investir mais seus recursos, pois as chances de se ter uma produtividade maior são grandes, o que proporciona mais retorno financeiro.

Algumas culturas que possuem o ciclo de cultivo curto se desenvolvem vigorosamente apenas em determinadas épocas do ano, por isso, após a época das colheitas, ou seja, após a safra, o solo permanece em descanso até que condições climáticas favoráveis se estabeleçam novamente para que a cultura possa ser plantada mais uma vez. Esse período que contempla o fim da safra (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra. A entressafra é o período em que os produtores rurais se planejam para os próximos plantios.

Durante a entressafra, o solo fica sem atividade agrícola, o que faz com que alguns agricultores plantem algumas culturas anuais de ciclo curto capazes de se desenvolver nesse período com as condições climáticas menos favoráveis à cultura principal. A safra obtida dessa cultura recebe o nome de safrinha, devido ao seu menor volume produtivo. Como as condições climáticas de temperatura, de luminosidade e de umidade não são as melhores para o início de uma lavoura, ocorre o florescimento precoce dos grãos, fazendo com que geralmente a produtividade seja menor, no entanto, algumas adaptações que geram novas variedades da planta podem garantir que a safrinha atinja índices similares ao da safra.

No nosso cotidiano, podemos observar a diferença nos preços em duas ocasiões principais: nos períodos de safra, quando a oferta do alimento é maior no mercado e assim, seu preço geralmente sofre queda e, em contraponto durante a entressafra, quando os preços sofrem elevação devido ao fato de haver menor oferta nessa época do ano.

O entendimento desses conceitos nos pode ser útil para a previsão da melhor época para se adquirir cada tipo de alimento e assim obter um produto de boa qualidade e pelo melhor preço, garantindo uma alimentação adequada sem gastar muito.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

Newsletter